O último dia do MedVep 2019 começou com a palestra internacional “Canine tickborne diseases: update Part 1”, ministrada pelo Médico Veterinário Shimon Harrus (professor da Universidade de Israel), que apresentou estudos atualizados sobre as doenças transmitidas por vetores artrópodes em cães. Entre outras enfermidades, a apresentação abordou os sintomas e cuidados relacionados à Ehrlichia Canis, bactéria intracelular causadora da Erliquiose Canina.

“Essa doença ocorre em todas as estações do ano, mas possui uma frequência maior durante os períodos mais quentes. Atinge também todas as faixas etárias e raças de cães, com ocorrência maior nos pastores alemães”, afirmou. Harrus também esclareceu que os carrapatos, quando contaminados com a doença, chegam a infectar os cães em apenas três horas. Existem três fases da doença: aguda, subclínica e crônica.

Nos animais contaminados podem aparecer sintomas gerais como depressão, letargia, anorexia, febre e problemas oculares. Em cerca de 72% dos cães, o diagnóstico é confirmado através de testes físicos e histórico de vida. Em alguns casos, é necessário ainda realizar testes de laboratório para comprovação do quadro clínico.

A segunda parte da palestra, marcada para as 10h, dará continuidade ao assunto, abordando principalmente as fases subclínica e crônica. Shimon Harrus ministrará ainda duas palestras no turno da tarde: “Feline Tickborne Diseases: update Part I” (14h) que discutirá a Bartonelose Felina; e “Feline Tickborne Diseases: update Part II” (15h), que tratará da Hemoplasmose Felina.

Organização: MarkMesse

Conteúdo: Básica Comunicações

Fotos: Eneas de Souza e Mauro Lainetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *