Qual a relação entre doença infecciosa e câncer? Quem respondeu a questão foi a Médica Veterinária Mirela Tinucci, especialista clínica em pequenos animais, pesquisadora e professora da Unesp de Jaboticabal, em palestra no MedVep 2019.

De acordo com ela, já está comprovada na medicina humana a relação entre doenças virais com o surgimento de neoplasias. Na área veterinária existem muito poucos relatos desta associação. “No entanto, pesquisas confirmam que doenças virais em felinos foram responsáveis pelo desenvolvimento do câncer (desordem mieloproliferativas)”, afirmou.

Atualmente a veterinária desenvolve pesquisas sobre esta relação entre infecções bacterianas que levam a neoplasias e que são facilitadores para a mutação das células. “Atuam como uma espécie de hospedeiro no organismo no desenvolvimento do câncer”, observou.

Mirela Tinucci destacou que as pesquisas sobre relação infecção x câncer poderiam avançar e obter mais resultados se existem mais levantamentos epidemiológicos no país. Outro ponto que a veterinária ressaltou diz respeito à vacinação. “É certo que cães e gatos vacinados estão mais protegidos contra doenças virais e bacterianas. É fato”, garantiu.

A veterinária tem a convicção de que quanto mais for estabelecida uma relação entre doença infecciosa e câncer teremos, mais existirão condições de acertar no tratamento e uma maior redução na mortalidade por neoplasia.

Organização: MarkMesse

Conteúdo: Básica Comunicações

Fotos: Eneas de Souza e Mauro Lainetti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *