Na contramão da crise econômica recente, mercado de pets segue em crescimento

 

O mercado pet passa por um processo de profissionalização no Brasil, uma tendência que promove o crescimento cada vez mais consistente do setor no país. O segmento faturou R$ 32,92 bilhões em 2017, um valor 5,8% maior em relação ao ano anterior. Os dados, revelados pelo Instituto Pet Brasil, mostram também que as atividades do varejo especializado (pet shops) representam a maior parte da da receita (80,9%), seguido pela venda direta do criador ao tutor (10,3%), varejo alimentar (6,1%) e varejo eletrônico (2,7%).

O país, que conta com a  terceira maior população de pets no mundo (Euromonitor), tem apostado cada vez mais na profissionalização nas pequenas redes de pet shop. A pesquisa do Instituto Pet Brasil aponta um aumento no número de pequenas redes contendo o mesmo Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). O número de estabelecimentos diminuiu de 33.818 (2015) para 30.450 (2017), mostrando um amadurecimento de mercado, já que o faturamento se manteve em crescimento constante durante o período.

O estudo também analisou os diferentes serviços no mercado de pets para entender a influência de cada um no faturamento final. Dos R$ 32,92 bilhões arrecadados em 2017, as atividades que mais movimentaram o mercado foram a venda de alimentos, com 43,86% do total, e a venda de animais, representando 14,17% do montante, além dos serviços gerais (13,72%). As outras categorias apresentaram os seguintes resultados: serviços veterinários (12,72%); equipamentos e acessórios (9,75%); e produtos veterinários (5,74%).

Todo este potencial será verificado na VetFair 2019, feira realizada paralelamente ao MedVep 2019, que terá mais de 130 empresas apresentando seus novos produtos, tecnologias, inovações e processos para o mercado pet brasileiro. É a maior feira do segmento veterinário do país e contará este ano com empresas das áreas de alimentação, medicamentos, laboratórios, equipamentos, móveis, acessórios, roupas, brinquedos, camas, livros, revistas, institutos de pós-graduação, entre outras. “A VetFair tem entrada gratuita e deve movimentar mais de R$ 5 milhões em negócios, com a estimativa de receber mais de 5 mil visitantes, além dos mais de 5 mil congressistas inscritos”, complementa Dalmar Moreira, um dos organizadores do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *